Qual será a ligação entre química e vida?

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O Cobre

  O cobre foi o primeiro metal a ser usado pelo homem como substituto da pedra, na confecção de armas, ferramentas de trabalho etc. Estudos apontam que o cobre foi utilizado pelos povos que viviam na ilha de Chipre (cujo nome original era Cyprus - e, posteriormente, Cyprium) há mais de 6.500 anos, daí a origem do seu nome, Cuprum. Por essa razão, inclusive, o símbolo desse metal é Cu.
 Em sua forma metálica, apresenta alta durabilidade, boa resistência à corrosão, boa maleabilidade e ductilidade. Essas duas últimas propriedades fazem dele um metal diferenciado, pois, normalmente, os metais resistentes não são maleáveis. Já o cobre pode ser transformado em fios, lâminas, bastões etc.
 -E daí,o que eu tenho a ver com isso?
 E daí que o Cobre é uma substância muito importante para o nosso organismo,e quando há a falta ou o exagero dessa substância no organismo,existem consequencias.
 A deficiencia de Cobre no organismo causa hipotireoidismo,por que bloqueia a produção do hormonio que estimula a tireoide(TSH),e a falta da produção desse hormonio também faz com que a vitamina B12 e o acido Folico sejam absorvidos. Isso aumenta a chance de ter depressão depois dos 60 anos de idade.
 Por outro lado,o Cobre em dose excessiva no organismo torna as crianças hiperativas,aumenta a chance de ocorrerem aneurismas,cardiopatia depressão pós-parto e até esquizofrenia. Nesse caso,a pessoa pode sentir muito gosto de metal na boca.
 O excesso de Cobre pode ser identificado por um exame de sangue e para neutralizá-lo,recomenda-se vitamina c (laranja,kiwi) e o ovo caipira.
 Você encontra cobre nas carnes vermelhas,fígados,ostras,frutas,feijão e também nos legumes.



                                             fonte: livro Mente Criativa,de Juarez Nunes Callegaro,Ed.vozes

Nenhum comentário:

Postar um comentário