Qual será a ligação entre química e vida?

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Cafézinho santo de cada dia









O
cafézinho,além do gosto forte e do cheiro delicioso conta com uma série de compostos que são úteis aos seres humanos de várias maneiras. Um desses compostos é a cafeína. Cafeína é um composto químico que contem básicamente nitrogênio,oxigenio,carbono e hidrogênio,e,não só no cafézinho,pode ser encontrada também em chás(preto e mate),bebidas a base de cola,guaraná e chocolate.
A cafeína bloqueia a ação natural da Adenosina (associada ao sono) ligando-se aos receptores cerebrais. A diferença é que a cafeína não tem a ação da Adenosina e não diminui o ritmo de funcionamento das células,bem pelo contrário,aumenta. Por isso as pessoas se sentem dispostas e com mais energia após consumirem uma dose de café.
A cafeína também aumenta o nível de
dopamina (associada ao prazer),assim como a heroína e a cocaína. Devido ao aumento da produção de dopamina a pessoa desenvolve o vício e se em abstinência,a pessoa pode vir a apresentar fortes dores de cabeça e irritabilidade. O maior problema é que quando o efeito da cafeína acaba você se sente cansado e deprimido,então vai consumir mais um pouco. Aí é gerado o vício. A cafeína também produz o estado de emergência no cérebro (devido à adrenalina),o que não é saudável e pode causar nervosismo e irritabilidade. Depois de tudo isso,também existem os efeitos da cafeína no sono. A cafeína demora em média seis horas para parar de fazer efeito bloqueando a adenosina,o que quer dizer que tomando uma xícara às cinco da tarde só vai voltar ao cíclo normal de produção de Adenosina às onze da noite. E você pode até conseguir dormir,mas não será um sono tranquilo e profundo,regenerador. A cafeína é encontrada em alguns remédios para dor de cabeça,por que como a Adenosina dilata os vasos cerebrais,a cafeína vai fazer com que eles voltem ao tamanho comum e então a dor passe.




Vamos tomar um cafézinho? *-*

Nenhum comentário:

Postar um comentário